segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Torta de Nozes

Como ainda estamos no período das festas e a torta de nozes que faço é muitíssimo apreciada, vou repassar essa receita que tem a herança de duas pessoas queridas. De uma(minha avó)herdei a massa da torta,da outra (minha sogra querida dona Zezé, pelotense e grande doceira) os ovos moles que a recheiam.
Ingredientes:
6ovos
250gramas de açúcar
250gramas de nozes pesadas sem casca
3colheres de sopa cheias de farinha de rosca
Para os ovos moles:
12ovos
12colheres de sopa( normais,nem rasas,nem cheias como morro)de açúcar
1copo de água
Modo de fazer:

Preliminarmente vamos preparar os ovos moles:
Ponha as gemas para escorrer numa peneira sem esfregar porque a película que envolve as gemas deixa um cheiro desagradável e portanto deve ser evitada.
Em um copo de água misture o açúcar e mexa bem antes de ir para o fogo(calda não se mexe depois que está no fogo porque senão açucara)
Deixe ferver até que chegue no ponto de fio( com uma colher de chá experimente se acalda cai em fio e faz uma bolinha na ponta)
Estando a calda no ponto ,deixe amornar um pouco e despeje sôbre as gemas, mexa e volte para a panela e em fogo baixo mexa sem parar para cozinhar as gemas e dar o ponto. Não pode deixar ferver porque talha. Os ovos moles estão no ponto quando, passando- se a espátula aparece o fundo da panela. A melhor espátula é a de silicone e entre elas a de le creuset é a melhor.


Massa:
Moe-se as nozes aos poucos no liqidificador ou no processador. Tem que ser pequenas quantidades de cada vez para que não fiquem gordurosas
Bate-se as claras em neve, junta-se aos poucos,sempre batendo,o açúcar até terminar e ,em seguida,as gemas.
Depois de tudo bem batido desliga-se a batedeira e adiciona-se as nozes moídas e a farinha de rosca. Distribui-se em três formas redondas,de mais ou menos 20ou22cms de diâmetro,untadas de manteiga e polvilhadas de farinha de rosca e põe-se a assar em forno de 200graus pré aquecido.
Assa muito rápido e o grande segredo e não deixar ressecar a massa; espeta-se o palito e estando seco,retira-se logo do forno.
Desenforma-se num prato redondo a primeira forma,coloca-se metade dos ovos moles,depois a segunda sobre essa, coloca-se a outra metade dos ovos moles e por último a terceira forma. Cobre-se com um bom merengue feito com 3claras em neve e 9 colheres de açúcar, enfeita-se com algumas metades de nozes de acordo com suas aptidões de decoradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário