terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Carne Assada

Um dia fui passar um fim de semana em Penedo e na hora do almoço,na pousada, foi oferecida uma carne assada tão saborosa que não resisti e,após o almoço,fui direto para a cozinha para aprender como fazê-la. A partir daí sempre faço como o cozinheiro de Penedo.

Ingredientes:
1 1/2 a 2 kilos de lagarto redondo ( pode ser lagarto plano, se preferir)
4 cebolas bem picadas
1 copo(200 ml) de shoyu
2 copos de suco de laranja ( 400ml)

Modo de fazer:
Tempere a carne com as quatro cebolas e o copo de shoyu de preferência com 12 horas de antecedência. Se não tiver esse tempo, fure bastante a carne e deixe pelo menos 4 horas no tempero.
Para começar a assar retire a carne do tempero, coe e separe a cebola do shoyu
Coloque umas duas colheres de sopa de óleo numa panela de fundo grosso e ponha a carne para corar virando- a várias vezes para que vá pegando cor por igual; esta operação não precisa ser muito demorada porque a carne vai pegar cor também com o shoyu.
Depois de uns bons 15 minutos junte toda a cebola de uma só vez e comece a pingar o shoyu misturado com o caldo da laranja (uma concha de caldo de cada vez) de vez em quando pingue também uma concha de água para que o caldo dure até o término do cozimento da carne que leva aproximadamente 3 horas . Espete o garfo e veja se a carne está macia. O molho que se formou com a cebola, oshoyu e a laranja pode ser passado no liquidificador ou não. Se preferir passar, deixe ferver , depois de liquidificado, por 2 minutos para que recupere a cor.

Estou postando esta receita hoje a pedido da minha querida filhota que quer se exercitar nas artes culinárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário