segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Toucinho do Céu


Esta receita sempre foi muito cobiçada por todos aqueles que a experimentaram e ,eu confesso ,sempre fiz um pouco de jogo duro para divulga- la. Agora chega até porque é muito mais simples do que se imagina e o resultado faz muito sucesso embora, como todos os doces portugueses,seja muito doce.

Ingredientes:
1/2 quilo de açúcar
250 gramas de amendoas peladas e moídas
10 gemas
2 ovos inteiros(claras e gemas)
1 forma redonda ( sem furo ,de aro 20) untada de manteiga e polvilhada de açúcar

Modo de fazer:

Coloque água fervendo sôbre as amendoas e deixe amornar bem ou mesmo esfriar para retirar a pele com facilidade. Moa na máquina própria, no processador ou no liquidificador. Se optar pelos dois últimos, moa bem pouca quantidade de cada vez para obter um bom resultado.

Coloque as doze gemas numa peneira, fure-as e deixe escorrendo até que tenham passado todas.( não esfregue a colher na peneira para que não passe a película que envolve as gemas,essa película deve ser desprezada).passe agora as claras em outra peneira e misture as gemas

Faça uma calda grossa com o açúcar e um copo de água. A calda estará no ponto quando fizer um fio com uma bolinha na ponta.(importante: misturar o açúcar com a água antes de colocar no fogo; não se mexe calda no fogo porque senào açucara)

Deixe amornar a calda e só então misture nas amendoas moídas e nas gemas misturadas as claras.

Coloque na forma já preparada como descrito acima e asse tampada ,em banho Maria,
por aproximadamente 50 minutos em forno com temperatura de 300graus. Depois desse tempo destampe, experimente com o palito para ver se está seco e deixe mais uns dez minutos para corar

Deixe esfriar na forma , desenforme e salpique com açúcar para fazer uma casquinha branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário