terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vatapá muito, muito bom, de peixe e camarão

Posso dizer assim porque a receita não é minha, é da mamãe que, por sua vez, aprendeu na Bahia há 70 anos atrás.
Como o carnaval se aproxima e era uma tradição o vatapá,feito pela mamãe, lá em Paquetá todos os anos nesse período,tenho procurado fazer também não com a mesma assiduidade mas este ano vai ter.

Ingredientes:

1 1/2 quilo de peixe de boa qualidade( robalo, badejo, cherne,pargo)
1 quilo de camarões frescos
1/2 quilo de camarões secos ou salgados
150 gramas de amendoins torrados e sem peles
100 gramas de castanha de cajú torradas
2 pacotes de creme de arroz
1 côco bem grande
600 gramas de tomates
2 cebolas grandes
Coentro, salsa, cebolinha, pimenta do reino, pimenta malagueta,sal, limão e um bom pedaço de gengibre fresco
Azeite de dendê
1 chícara de azeite extra virgem

Modo de fazer:

Corta-se o peixe em postas e tempera-se com sal,limão, pimenta do reino e coentro.
Limpa-se os camarões secos e se forem salgados deixa-se de molho até perderem o sal.
Limpa-se os camarões frescos e tempera-se com sal, limão, pimenta do reino e coentro.Reserva-se as cabeças.
Moe-se as castanhas, os amendoins e o gengibre.
Rala-se o côco,retira-se o leite grosso e reserva-se.Sôbre o bagaço do côco, deita-se dois copos de água fervendo e extrai-se o leite fino.
Faz-se dois macinhos amarrados de cebolinha, coentro e salsa, rala-se as cebolas,pica-se os tomates sem as peles e as sementes, esmaga-se algumas pimentas. Depois de tudo assim preparado ,inicia-se a fazer o vatapá.

Leva-se uma panela grande ao fogo com uma chícara mal cheia de azeite, acrescenta-se metade da cebola ralada, dos tomates e dos cheiros verdes, refoga-se um pouco e acrescenta-se as postas de peixe tampa-se e deixa-se ferver em fogo brando; junta-se 2copos de água fervendo por mais alguns minutos, retifica-se o sal e retira-se do fogo. Tira-se as espinhas do peixe, côa-se o caldo e reserva-se.

Leva-se a ferver as cabeças dos camarões frescos(bem lavadas) e dos secos com dois copos de água e depois de alguns minutos côa-se e reserva-se.
Faz-se outro refogado com o resto da cebola ralada, os tomates e o cheiro verde e junta-se os camarões frescos e secos; depois de ligeiramente refogados, junta-se a água em que foram fervidas as cabeças e depois de 2ou3minutos de fervura(camarão nãoode cozinhar muito porque perde água e endurece)desliga-se, retira-se os camarões e côa-se o caldo,se necessário.


Junta-se agora os caldos de peixe e camarão,as castanhas, os amendoins o gengibre e a farinha de arroz misturada no leite fino do côco. Mexe-se com colher de pau para não encaroçar. Quase na hora de servir junta-se o leite grosso do côco, o azeite de dendê , o peixe e os camarões. A quantidade de dendê é de acordo com o gôsto de cada um.
O vatapá pode ser mais ralo ou mais denso conforme a preferência de cada um. Pode também ser engrossado com pão umedecido no leite e passado pelo liquidificador.(É como eu prefiro)
Serve-se acompanhado de angu de creme de arroz cozido em água e sal e temperado com leite de côco.
Esta receita serve de 8 a 10 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário