quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pavê de Chocolate


Hoje muitas sobremesas são oferecidas com esse nome mas, o verdadeiro pavê é feito com biscoito champanhe e da forma que ensina a receita da minha prima Lúcia que sempre fez muito sucesso com esse pavê.

Ingredientes:
400 gramas de biscoito champanhe
1 pacote de manteiga sem sal
1 barra de chocolate meio amargo
4 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
1/2 chícara de cafezinho de café pronto


Modo de fazer:
Dissolver o chocolate em banho Maria.
Bater a manteiga com 3 colheres de sopa de açúcar e as 4 gemas.
Bater as claras em neve com as outras 3 colheres de açúcar.
Misturar o chocolate derretido, o café, a manteiga batida com o açúcar e as gemas e por último, sem bater, as claras em neve.
Umedecer os palitos franceses no leite misturado com açúcar(mais ou menos açúcar de acordo com o seu gosto)e um licor também de acordo com a prefência de cada um.
A medida que vai-se umedecendo os biscoitos, vai- se arrumando no fundo e em volta de uma forma de abrir; despeja-se a mistura de chocolate na forma e cobre- se com mais biscoitos.cobre-se com papel de alumínio, coloca-se num saco plástico e põe- se no congelador por algumas horas.
Na hora de servir, derrete- se mais um pouco de chocolate e espalha-se por cima.
Para uma forma de abrir de aro 22, faço uma receita e meia.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bacalhau com Natas

Preliminarmente quero esclarecer que os portugueses chamam de natas o creme de leite fresco e, é ele que vamos utilizar nesta receita que me foi transmitida por uma amiga portuguesa chamada Conceição. Foi aprovada, com louvor,por todos que a experimentaram.

Ingredientes:
1 kilo de bacalhau
4 cebolas
2 dentes de alho
1 chícara de azeite
1/2 litro de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 kilo de batatas
Óleo para fritar as batatas
Pimenta do reino
Noz moscada
250 ml de creme de leite fresco( um quarto de litro)

Modo de fazer:
Depois de bem dessalgado ,coze-se o bacalhau no leite(põe-se o bacalhau no leite bem quente e deixa-se aí de molho por uma boa uma hora com o fogo desligado)
Faz-se um refogado com as cebolas, o alho e o azeite e coloca-se o bacalhau já desfeito em lascas,deixa-se de 2a3minutos, polvilha-se com as duas colheres de farinha de trigo, mexe-se e rega-se com o leite onde ficou de molho o bacalhau, deixa-se engrossar mexendo de vez em quando.(se ficar muito grosso, acrescenta-se um pouco mais de leite).
Descasca-se e corta- se em cubinhos a batata e frita- se de modo a deixá las mais cozidas do que fritas.
Junta-se as batatas ao bacalhau, tempera-se com pimenta do reino, noz moscada(cuidado com a noz moscada; tem que ralar um pouco e provar porque se for demais prejudica o prato)e corrige-se o sal, se necessário.
Coloca-se num refratário untado de manteiga,espalha-se por cima as natas( creme de leite fresco)e polvilha-se com queijo ralado.
Forno quente para gratinar.