segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Bacalhau Espiritual

Para a Glória querida que me pediu a receita e outros mais que, como nós aqui em casa, são apaixonados por bacalhau, aí vai:

Ingredientes:
1 kilo de bacalhau dessalgado por 48horas e bem desfiado
2 cebolas grandes picadas bem miúdas
3 dentes de alho grandes espremidos (sempre corto ao meio e retiro o miolo do alho que é o que o faz indigesto)
1 chícara de azeite extra virgem
2 cenouras raladas no ralador fino, espremidas num pano de prato ou guardanapo bem limpinho;o que vai ser usado é a cenoura ralada bem sequinha.
1 litro de leite
6 gemas de ovos
6 colheres bem cheias(tipo morro) de farinha de trigo
100 gramas de manteiga
1 lata de creme de leite
1 chícara de queijo parmesão ralado
Molho inglês, noz moscada

Modo de fazer:
Em primeiro lugar vamos preparar o bacalhau
Na chícara de azeite põe-se a cozinhar por alguns minutos a cebola e o alho sem deixar pegar cor,em seguida o bacalhau desfiado e a cenoura espremida por mais ou menos 10 minutos. Reserva-se enquanto se prepara o creme.(Esta primeira parte pode ser feita de véspera se isso for ajudar na sua organização)

Creme:
Em 100gramas de manteiga derretida colocar a farinha de trigo e deixar cozinhar um pouco como se estivesse fazendo uma farofinha. Ir pouco a pouco juntando o leite e mexendo para não embolar(se embolar bater no liquidificador)até colocar todo o litro de leite menos um copo onde devem ser misturadas as 6 gemas.Depois de cozido o creme,juntar ,fora do fogo, as gemas e deixar cozinhar mais um pouco. Acrescentar o creme de leite, o queijo ralado,algumas gotas de molho inglês e uma raladinha de noz moscada (cuidado com a noz moscada que é um tempero maravilhoso, mas deve ser usado com parcimônia pois um pouco a mais estraga o prato)

Finalização:
Mistura-se o bacalhau já reservado ao creme, coloca-se em prato refratário untado com manteiga e polvilhado com farinha de rosca, polvilha-se com farinha de rosca misturada com um pouco de parmesão ralado e põe-se a assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos.


Se quizer fazer com antecedência e congelar dá super certo, porém congele num recipiente tipo tupper ware, descongele direto na panela e só então arrume no refratário e ponha a assar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário